Curso Primeiros Socorros no Atendimento de Crianças (Lei 13.722/2018)
SOBRE O CURSO
A partir de 4 de abril de 2019 , entra em vigor a Lei Lucas (13.722/2018 ). Ela torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.
Este curso capacita cuidadores de crianças, sejam, professoras ou babás a atender adequadamente vítimas de acidentes domésticos, em especial crianças e recém-nascidos. O aluno será preparado para reconhecer sinais e sintomas, chamar o serviço de emergência adequado e realizar ações simples para a preservação e valorização da vida até que a vítima seja atendida por equipe especializada.
CARGA HORÁRIA: 4 HORAS
OBJETIVOS
Ao final do curso o aluno estará apto a:
- prestar o primeiro atendimento à criança nas diversas situações de emergência domiciliares de forma planejada, embasado em conhecimento científico e treinamento prévio, seguindo os protocolos já instituídos e respeitando a escala de prioridades;
- Assumir o compromisso de preservar a vida, prevenir lesões adicionais, evitar possíveis complicações e promover a integridade e conforto da vítima;
- Providenciar socorro médico e/ou transporte adequado.
Ao fim do curso, o aluno receberá o certificado de Primeiros Socorros no Atendimento de Crianças.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1- Anatomia e fisiologia;
2- Conceito de suporte básico de vida;
3- Prevenção de acidentes doméstico e escolar;
4- Princípios básicos para abordagem da vítima;
5- Causa, identificação e conduta no caso de parada cardiorrespiratória;
6- Reanimação cardiopulmonar em lactentes e crianças;
7- Obstrução de vias aéreas por corpos estranhos;
8- Desmaio, convulsões, emergências respiratórias, intoxicações;
9- Ferimentos, amputação, queimadura e choque elétrico;
10- Definição, causa, sinais, sintomas e conduta por lesões ostearticulares e traumas.
INSTRUTORES
Enfermeiro Marcelo Carvalho Coren: MG-212746 Enfermeiro –Graduado, Pós-Graduado em Terapia Intensiva, SAMU, Instrutor de Suporte Básico de Vida para Profissionais de Saúde, Resgate, Primeiros Socorros, RCP (Reanimação Cardiopulmonar) e DEA (Desfibrilador Externo Automático, Coordenador do SAMU.
Enfermeira Laila Gabriela: Coren MG-375465, atuação em urgência e emergência no Hospital Alberto Cavalcanti, Santa Casa, Hospital Madre Teresa, Felicio Rocho, Pós-Graduada em Enf. Do Trabalho, Cursando MBA em Gestão em Saúde. Diretora da Saúde & Enfermagem Assistência Domiciliar.
Homenagem
O texto recebe o nome de Lei Lucas, em homenagem ao garoto Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017 ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar. O caso aconteceu em Campinas (SP). Desde então, Alessandra Zamora, mãe do menino, iniciou um movimento pela obrigatoriedade de as escolas oferecerem cursos de primeiros socorros aos funcionários. Desde março já há uma lei municipal nesse sentido em Campinas.